Atualmente as redes IP se tornaram partes essenciais das companhias. Estes tipos de rede proveem conectividade para ferramentas de gerenciamento da infraestrutura crítica, que monitoram e controlam redes de energia elétrica, oleodutos, sistemas de distribuição de água e outros serviços essenciais; bem como no curso das transações financeiras, que são a alma da economia global.

Por causa de sua estrutura básica e da complexidade destas redes, contudo, elas são vulneráveis a atividades má-intencionadas, como nós vemos nas manchetes noticiárias diariamente. Ataques cibernéticos tem evoluído de simples bloqueios de serviços que indisponibilizam um site, a desvio de informações valiosas incluindo arquivos proprietários críticos e arquivos pessoais, até armas em guerras não declaradas. Criminosos organizados, “hackers” e países rivais usam ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados como um método para prejudicar ou atrapalhar um inimigo declarado.

Firewalls e sistemas IDS/UIPS estão cada vez mais incapazes de detectar e previnir tais ataques. A NIKSUN trata deste problema por monitorar todos os dados que transitam pela rede IP, implantando suas técnicas patenteadas de inspeção profunda nos pacotes para precisamente, reconhecer, classificar e analisar todas as aplicações da rede, sessões e seus conteúdos. Alarmes com prioridade alta são enviados logo que anomalias ou violações dos pontos iniciais de medição são detectados. Os metadados são criados em tempo real, com todo o conteúdo — incluindo email, IM, FTP e HTTP — e imediatamente, se torna disponível para investigação em tempo real e resolução do problema. Por fim, todos os pacotes podem ser armazenados para uma profunda análise forense.

Se interessou? Entre em contato conosco