A ApliDigital lançou um novo modelo comercial para a comercialização de firewalls da WatchGuard. Denominada UTM (Gestão Unificada de Ameaças em português) as a Service, a novidade da distribuidora é voltada para canais (revendedores e integradores), tornando-os isentos de um investimento inicial na aquisição dos firewalls e de assinatura de contrato com prazo definido.

A meta da empresa é triplicar as vendas de produtos da Watchguard em 2013. Dentro desse índice, a previsão é de que as vendas do UTM as a Service representem, pelo menos, 30% no período. O UTM pode ser considerado mais apropriado para empresas do que o tradicional firewall, pois agrega funções de firewall, prevenção de intrusões de rede, antivírus, VPN, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e geração de relatórios informativos e gerenciais sobre a rede.

O modelo como serviço permitirá aos canais da distribuidora ofertar soluções de segurança para o mercado de pequenas e médias empresas, devido à flexibilidade de contrato e a diminuição do valor dos serviços proporcionados pela nuvem.

Para atingir o objetivo, a distribuidora oferecerá, aos seus canais especializados em segurança, condições de aumentar ainda mais a base de clientes, ou conquistar novos projetos com os clientes atuais, por meio UTM as a Service. Isso será possível porque a ApliDigital assume a responsabilidade financeira na comercialização dos firewalls, que anteriormente ficava a cargo do próprio canal, de modo que este concentre sua atuação no mercado apenas em serviços.

Dessa forma, a distribuidora poderá aumentar a capacidade de oferecer valor agregado aos clientes, principalmente para manutenção, suporte e gerenciamento da rede corporativa. Destaque para a aposta da Watchgard no formato de venda, devido ao fato da desenvolvedora norte-americana estar investindo constantemente na nuvem, o que amplia a aceitação de seus produtos perante o mercado que demanda soluções de segurança.

De acordo com Leandro Roosevelt, gerente de Vendas da WatchGuard para o Brasil, o lançamento do UTM as a Service será estratégico para ampliar a presença da fabricante no segmento de pequenas e médias empresas.